Em entrevista, prefeito destaca que nova feira vai impulsionar produção em Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/12/2016
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, considera que a inauguração da Feira do Produtor e Mercado Municipal de Canaã dos Carajás será um marco na história do município e vai contribuir para “valorizar o homem do campo e o produtor, para que eles tenham mais entusiasmo”.

“Queremos que isso colabore pra aumentar a produção. Não adianta ter essa linda feira e continuar trazendo os produtos de fora. Nossa meta é trabalhar para que o canaense volte a produzir”, disse, em entrevista ao programa Canaã Notícia, da Rádio Correio, nesta sexta-feira (16).

Jeová lembrou que, para incentivar a diversificação econômica do município, e o aumento da produção no campo, a prefeitura já criou um Fundo de Desenvolvimento, que vai canalizar 5% dos recursos dos royalties da mineração para financiar empreendedores locais. “Tenho o sonho de ver essa feira repleta de alimentos produzidos aqui”, completou.

S11D

Jeová também comentou, na entrevista, sobre a inauguração do projeto S11D, da Vale, neste sábado, com a presença do presidente da República, Michel Temer. Segundo o prefeito, Canaã passa por um momento de dificuldade financeira, assim como muitos municípios pelo país, afetados pela crise. No município, no entanto, há o agravante de que muitas empresas que atuavam na implantação do projeto mineral estão indo embora, e o ISS [Imposto sobre Serviços) está caindo. Há ainda a previsão de que a operação do S11D não será com sua total capacidade de extração, nos primeiros anos.

“É um momento de dificuldade e já estamos passando por essa fase com queda de recursos. De 2016 para 2017 o nosso orçamento caiu em mais de R$ 110 milhões e as demandas continuam crescendo”, relatou, para completar. “Mesmo com a crise, vamos fechar as contas e começar 2017 com muito trabalho”.

O prefeito ainda anunciou que o pagamento do 13º dos servidores públicos já será efetuado neste sábado (17).

TransCarajás

Questionado sobre o andamento do projeto da TransCarajás, rodovia idealizada pela prefeitura que deve ligar a estrada do posto 70 à Vila São José, em Xinguara, Jeová deu boas notícias, ao afirmar que um convênio entre o governo federal e as prefeituras de Canaã e Xinguara pode ser assinado ainda em 2016, com o Ministério da Integração Nacional, para viabilizar a obra.

“Esse projeto é uma coisa importante demais para Canaã e para a região toda. Estamos há dois anos trabalhando nisso e a proposta do Ministério é que possamos assinar esse convênio ainda esse ano”, relatou.