Vale inaugura maior projeto da história da mineração em Canaã dos Carajás
Fonte: Vinícius de Paula / Ascom - PMCC
Postada em: 17/12/2016
Por volta de 12h30 do dia 17 de dezembro de 2016, a mineradora Vale realizou o primeiro carregamento comercial de minério de ferro, em Canaã dos Carajás. Simbólico ou não, a atividade marcou o início da operação da mina de S11D, agora intitulada, Complexo S11D Eliezer Batista, em homenagem ao ex-presidente da companhia, responsável pela expansão das atividades da empresa no Estado do Pará e no Espírito Santo.

Com a Licença de Operação do S11D concedida pelo O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em nove de dezembro de 2016, começa operar a primeira das três linhas de operação da usina. O fato é positivo para o município, pois começará a arrecadar impostos oriundos da venda do minério já em 2017, sem data prevista. A expectativa é que em 2020 o complexo atinja a capacidade máxima, produzindo 90 milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior mina de ferro em operação do planeta.

O evento teve a presença do ministro de minas e energia Fernando Coelho Filho, do CEO da Vale, Murilo Ferreira, do deputado estadual João Chamom, do Prefeito de Canaã Jeová Andrade e de demais autoridades, executivos e empregados da empresa. O presidente da república, Michel Temer, que estaria no evento, não pôde comparecer devido às fortes chuvas que incidiram na região durante o dia 17.

Segundo a mineradora, em 12 anos, a Vale destinou “mais de 1 bilhão de reais em impostos e em investimentos sociais em Canaã”. Durante o evento, o Prefeito Jeová Andrade exaltou a parceria com a empresa. “Nestes últimos quatro anos, temos visto um grande avanço em nossa cidade devido à parceria com a empresa. Quem vive aqui, é privilegiado por este empreendimento. E a mudança é visível: Temos hospital e escolas novas, avançamos muito na infraestrutura urbana e rural. Nosso objetivo é continuar caminhando junto a Vale, desenvolvendo nosso município”, afirmou o prefeito Jeová Andrade.

O ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho ressaltou a importância do empreendimento para o desenvolvimento do país. “O S11D mostra que temos um Brasil grande, rico e forte, e que tem condições de superar as dificuldades e tornar a ser destaque positivo no cenário mundial”, declarou o ministro.

Já o CEO da Vale, Murilo Ferreira, contou sobre o desafio de manter as obras do empreendimento mesmo quando mercado da mineração apresentou queda de mais de 200 por cento. O diretor da empresa também agradeceu aos moradores do município pela contribuição oferecendo serviços e mão de obra para a conclusão do projeto.