Vice-prefeito diz que vai aproveitar interinidade na Sempru para planejar ações dos próximos anos
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 20/01/2017
O vice-prefeito de Canaã dos Carajás, Alexandre Pereira, destacou que vai aproveitar o período em que ficará como titular da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) para planejar ações dos próximos quatro anos que auxiliem na retomada do protagonismo rural do município. A declaração foi dada em entrevista ao programa Canaã Notícias, da Rádio Correio FM, nesta sexta-feira (20).

Alexandre foi nomeado para a pasta nesta quinta-feira (19) em substituição a Zito Augusto, que pediu desligamento do cargo. No entanto, o prefeito Jeová Andrade já escolheu um secretário definitivo, Divino Pereira de Sousa, que deve assumir o posto no dia 2 de março.

“O objetivo é fomentar a agricultura novamente, fazer um planejamento e criar programas para aproveitar bem o orçamento, que é reduzido”, disse Alexandre. Segundo ele, a administração também quer fortalecer parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e a Vale, para recuperar nascentes a matas ciliares na zona rural do município. Ele destacou que essa é uma forma de garantir aos proprietários de terra a conformidade com leis federais, facilitando a busca por financiamentos, e lembrou que o clima na região vem mudando e que a escassez de água já atrapalha a produção.

Feira do produtor

O vice-prefeito definiu a feira do Produtor e Mercado Municipal de Canaã, inaugurada no fim do ano passado, como “um sonho realizado”. Como secretário da mesma pasta, Alexandre participou do planejamento para a construção, e agora ressalta que a administração e a população tem a missão conjunta de “manter esse espaço, garantindo que produtos de qualidade cheguem à mesa da população”.

No entanto, Alexandre alertou que a produção da zona rural de Canaã precisa ir além. “O governo garantiu um local para abastecimento, mas temos que pensar em melhorar os produtos e comercializar também em outros estados”, complementou.