Canaã terá programação para conscientizar sobre combate a hanseníase
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 01/02/2017
Para lembrar o Dia Nacional de Combate a Hanseníase (29 de janeiro), a Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás vai realizar, a partir do próximo dia 7 e até o dia 10, nas Unidades de Saúde da Família, uma série de atividades com o objetivo de conscientizar sobre a doença, estimular o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Entre as ações que serão realizadas, está a busca ativa de novos casos, avaliação de contatos de hanseníase, palestras, e vacinação BCG, caso necessário.

A secretaria lembra que, nesta região, a hanseníase é considerada endêmica, por isso é preciso sempre estar atento e vigilante aos sintomas. As atividades se iniciam na próxima terça-feira (7), na Unidade de Saúde da Família Park Shalon. No dia seguinte, as ações serão realizadas nas unidades Elizabeth Maria de Paula e Nova Jerusalém. Na quinta-feira (9), o atendimento será nas unidades Adelina de Jesus, Bom Jesus e Realino Pereira da Silva. O encerramento, na sexta-feira (10), será nas unidades Novo Brasil e Novo Horizonte.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Apesar de muito estereotipada no passado, hoje, a hanseníase tem cura, o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. No entanto, é importante o diagnóstico precoce e a continuidade do acompanhamento.