Campanha Municipal contra o Aedes aegypti começa nesta sexta-feira em Canaã
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 08/02/2017
Na próxima sexta-feira (10) acontece o Dia “D” de Combate ao Aedes aegypti em Canaã dos Carajás. O evento marca o início da campanha “Canaã contra o Aedes”, que visa prevenir a proliferação do mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e, em áreas urbanas, da Febre Amarela. A concentração acontecerá no Ginásio do bairro Novo Brasil 2, às 8h e vai contar com programações educativas, limpeza de vias públicas e visitas domiciliares de agentes de endemias. Essas ações vão se estender por todos os bairros do município, nos próximos meses.

Além dessas atividades, a campanha terá palestras educativas em escolas e intensificará as visitas domiciliares dos agentes de endemias que, até então, ocorrem regularmente. Segundo o secretário municipal de saúde Dinilson dos Santos, a participação da comunidade será fundamental. “Estamos em estado de alerta ao risco de infestação e vamos precisar que todos os cidadãos colaborem na prevenção. Reforçamos, também, o pedido aos moradores para abrirem as portas de suas casas para que os agentes de endemias façam seu trabalho”, disse o secretário.

Canaã, atualmente, está classificado como médio risco de infestação pelo mosquito, com o índice em 3,6%. Para um município ser classificado com alto risco de infestação esse número precisa superar 3,9%. Municípios da região como Xinguara e Rio Maria estão com o índice acima de 10%. A recomendação do Ministério da Saúde é que o índice de infestação não supere 1%.

O primeiro caso de Dengue foi identificado no país em 1986. Já a Zika e Chikungunya tiveram os primeiros registros no Brasil em 2014. Só em 2016, cerca de 2 milhões de brasileiros foram infectados pelas três doenças.