Secretário de Saúde pede apoio da população em campanha contra Aedes: “Precisamos nos unir”
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 09/02/2017
O secretário municipal de Saúde de Canaã dos Carajás, Dinilson José dos Santos, convocou a população do município a participar da Campanha de Combate ao Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que será lançada nesta sexta-feira (10), na quadra de esportes do Bairro Novo Brasil 2, a partir das 8h. Em entrevista ao programa Canaã Notícia, da Rádio Correio, ele destacou que ação será integrada, envolvendo todos os órgãos da administração, mas precisa contagiar o povo, para que obtenha resultados.

“O governo sozinho não consegue erradicar o mosquito, por isso a participação da sociedade é fundamental, afinal todos nós produzimos resíduos que podem se tornar criadouros”, disse.

A campanha será realizada em forma de mutirão. As equipes da administração ficarão no bairro escolhido durante todo o dia, com o apoio de voluntários, efetuando a limpeza de lotes e terrenos baldios e visitando residências. Ao fim do dia, a equipe da Secretaria de Obras passará pelo local recolhendo os resíduos. No Novo Brasil, onde a campanha será lançada, os serviços devem se concentrar até terça-feira (14). [Veja abaixo a tabela de mutirões nos bairros].

Além dessas atividades, a campanha terá palestras educativas em escolas e intensificará as visitas domiciliares dos agentes de endemias que, até então, ocorrem regularmente.

Canaã, atualmente, está classificado como médio risco de infestação pelo mosquito, com o índice em 3,6%. Para um município ser classificado com alto risco de infestação esse número precisa superar 3,9%. “O objetivo da campanha é evitar que cheguemos a esses índices”, destacou o coordenador de vigilância em Saúde da secretaria, Douglas Pacheco.

Municípios da região sul do Pará, como Xinguara e Rio Maria, por exemplo, estão com o índice de infestação acima de 10%. A recomendação do Ministério da Saúde é que o índice de infestação não supere 1%.

Veja abaixo a programação:

Dia 10: Novo Brasil 2

Dias 13 e 14: Continuação do Novo Brasil 2