À Revista Veja, Jeová afirma: “sustentabilidade é lema dessa nova gestão”
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 14/02/2017
No início da noite de ontem (13), o Prefeito Jeová Andrade recebeu em seu gabinete a jornalista Jennifer Thomas, do periódico Revista Veja. Entre os assuntos abordados, o prefeito destacou a necessidade do município em diminuir a dependência da mineradora Vale, buscando novas formas de gerar emprego e renda. Segundo a repórter, a Veja quer abordar em sua próxima edição, os impactos do Projeto S11D e sua operação, inclusive no município de Canaã dos Carajás.

Com a redução dos empregos diretos e indiretos por ocasião da fase final da construção do Complexo Minerário S11D, Canaã enfrenta, atualmente, o desafio de atender ao aumento das demandas sociais com a arrecadação em queda. Na entrevista, Jeová Andrade expôs as dificuldades resultantes do alto índice de desemprego em 2017. Estima-se que hoje, existam cerca de 5.000 desempregados no município.

Em declaração à revista, Jeová destacou a criação de um fundo municipal que será abastecido com 5% da arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), e será destinado para financiar o empreendedorismo local. Para ele: “sustentabilidade é o lema dessa nova gestão. Estamos trabalhando para fortalecer o produtor rural e o empreendedor". Jeová comentou, também sobre o projeto que visa atrair investidores que poderão trazer novos empregos para o município. "Nosso objetivo é construir um parque industrial em Canaã”, revelou.

Segundo o Prefeito, a área na qual o parque será instalado está em fase de regulação fundiária. Porém as conversas com possíveis empresas parceiras já estão bem adiantadas. Jeová acredita que, com o parque, inicialmente, 800 novos empregos poderão ser criados no município até 2019.