Prefeito Jeová Andrade se une a estudantes em passeata contra o Aedes
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 17/02/2017
A campanha municipal de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, “Canaã contra o Aedes”, contou com o reforço dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedita Torres, no bairro Novo Brasil. Na manhã de hoje (17), os alunos realizaram uma caminhada contra o mosquito, que pode portar os vírus causadores da Dengue, Zika, Chikungunya e, em áreas urbanas, da Febre Amarela. O Prefeito Jeová Andrade, que participou do evento, parabenizou as crianças. Segundo ele, “é desde cedo que se aprende cidadania”, afirmou.

Campanha "Canaã contra o Aedes"

A campanha que teve início no dia 10 de fevereiro, já percorreu os bairros Jardim América, Novo Brasil 1 e 2 e, no momento, está no Jardim Bela Vista e Novo Horizonte. O objetivo é fortalecer o trabalho dos agentes de endemias e sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. A campanha irá se estender por todos os bairros do município, promovendo palestras educativas nas escolas, passeatas, intensificando a limpeza de vias públicas e o recolhimento de entulhos.

As atividades serão realizadas em forma de mutirão. As equipes da administração ficarão no bairro escolhido durante todo o dia, com apoio de voluntários, efetuando a limpeza de lotes e terrenos baldios e visitando as residências. Ao fim do dia, a equipe da Secretaria de Obras irá realizar o recolhimento dos resíduos.

Canaã, atualmente, está classificado como médio risco de infestação pelo mosquito, com o índice em 3,6%. Para um município ser classificado com alto risco de infestação esse número precisa superar 3,9%. Pra se ter ideia da situação na região, municípios como Xinguara e Rio Maria estão com o índice acima de 10%. A recomendação do Ministério da Saúde é que o índice de infestação não supere 1%.

O primeiro caso de Dengue foi identificado no país em 1986. Já a Zika e Chikungunya tiveram os primeiros registros no Brasil em 2014. Só em 2016, cerca de 2 milhões de brasileiros foram infectados pelas três doenças.

Saiba ordem dos mutirões nos bairros do município*

Dia 10: Novo Brasil 2 - Concluído

Dias 13 e 14: Continuação do Novo Brasil 2 - Concluído

Dias 15 a 17: Novo Brasil 1 e Jardim América - Concluído