Prefeitura realiza primeira consulta pública para discutir novo PPA de Canaã dos Carajás
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 21/02/2017
O encontro aconteceu na noite de ontem (21), na Vila Bom Jesus. Na ocasião, os moradores puderam expor as necessidades da comunidade nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, meio-ambiente, desenvolvimento rural, entre outras. A programação faz parte da série de consultas públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) do município. É a partir do PPA que são definidas demandas do serviço público para os próximos quatro anos.

No fim do evento, foi realizada, também, a eleição de dois delegados e dois suplentes para defender os interesses da vila na assembleia geral, quando serão apresentadas as sugestões de todos os bairros para a redação do documento. Presente na reunião, o Prefeito Jeová Andrade lembrou que solicitações da Vila Bom Jesus foram atendidas pela gestão no último PPA. “Aqui é um bom lugar para lembrar-nos que a participação da comunidade é fundamental. Vocês pediram melhorias na estrutura da escola e elas vieram. Temos muito o que melhorar ainda, mas é evidente que avançamos bastante”, afirmou o prefeito.

Até o dia 23 (quinta-feira) as reuniões se concentram em quatro vilas da zona rural (veja a programação abaixo). A partir do dia 13 de março será a vez das audiências na zona urbana, que foi dividida em quatro regiões, para que todos os moradores sejam ouvidos.

O planejamento, que é previsto no artigo 165 da Constituição Federal, tem a função de estabelecer objetivos e metas a serem cumpridos em longo prazo (quatro anos) pela administração pública.

Trâmite

Durante as consultas públicas, serão eleitos delegados de cada região (zona urbana e vilas) que terão direito a voto na apresentação final do documento, em audiência pública. A administração tem até o dia 31 de agosto para finalizar o texto e encaminhá-lo para apreciação do legislativo, que deve votá-lo antes do recesso de fim de ano.

A discussão do documento, no entanto, já vem sendo feita internamente, antes da realização das consultas. Secretários e técnicos da administração tem se reunido para apresentar as ações previstas em suas áreas e colaborar com a construção do planejamento.

Confira abaixo a programação completa de consultas:

Dia 21/02: Escola Adelaide Molinari, na Vila Planalto, às 18h

Dia 22/02: Escola Magalhães Barata, na Vila Feitosa, às 18h