Seguem abertas inscrições para cursos da Escola de Governança do Pará voltados para servidores; aula inaugural será dia 9
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/02/2017
Seguem abertas as inscrições para cinco cursos de qualificação voltados para servidores públicos de Canaã dos Carajás ofertados pela Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), ligada ao governo estadual. Qualquer servidor público municipal pode participar, independente de ser efetivo, comissionado ou contratado, e é possível se matricular em até dois cursos. No entanto, as vagas são limitadas.

A aula inaugural das formações está prevista para o dia 9 de março, na Câmara Municipal, com a presença do vice-governador, Zequinha Marinho. Os detalhes para a solenidade foram definidos em reunião (foto) nesta sexta-feira (24), com a presença do secretário de Governo da prefeitura, Roberto Andrade, do chefe de Gabinete, Edilson Valadares, e equipe da EGPA.

Os cursos oferecidos são: Capacitação em Gestão Ambiental, Elaboração de Projetos, Gestão Pedagógica, Humanização do Serviço Público e Planejamento e Gestão de Indicadores. Todos tem carga horária de 80 horas, sendo 60 delas na modalidade à distância e outras 20 presenciais. Para se inscrever, basta acessar o endereço ead.egpa.pa.gov.br/eadcursos ou enviar um email com dados pessoais (email, CPF, nome completo e curso pretendido) para cursos@canaadoscarajas.pa.gov.br.

Veja abaixo um resumo de cada curso, disponibilizado pela EGPA:

Gestão Ambiental:

Proporciona aos participantes complementação de sua formação, preparando-os para: Participar de equipe multidisciplinar na gestão e controle da qualidade do meio ambiente; exercer funções relativas à área de gestão ambiental, desenvolvendo análise crítica do trabalho de gestão e controle da qualidade do meio ambiente e capacitar o publico alvo para discussões e entendimento da funcionalidade do meio ambiente em função a relação homem/natureza, estabelecendo assim uma futura interação harmônica entre os dois.

Planejamento e Gestão de Indicadores:

O curso visa permitir a formulação e implementação de programas, projetos e ações onde atuam os gestores e assessores no segmento público, que necessitam entender as variáveis que atuam neste cenário, buscando assim maior eficiência e efetividade na alocação dos recursos públicos. Orientar o trabalho quanto a justificativa a alocação dos recursos para um determinado projeto a ser encaminhado a alguma instância de governo ou agência de fomento, a fim de sustentar tecnicamente a relevância dos programas especificados nos Planos Plurianuais ou para monitorar periodicamente os efeitos da ação governamental. Permitir ler e interpretar os relatórios de gestão junto aos órgãos de controle, os gestores e assessores públicos precisarão, também, apresentar os resultados alcançados e respectivas análises com base nos indicadores de desempenho.

Elaboração de projetos

Atualizar técnicos, gestores e conselheiros, nos fundamentos e diretrizes normativas a elaboração de projetos para captação de recursos, bem como promover a disseminação das informações que orientem o acesso a fontes de financiamento, editais e estruturas de captação de recurso.

Gestão Pedagógica

Humanização no Serviço Público

Promover a capacitação dos profissionais que atuam no Serviço Público, objetivando a padronização em excelência e qualidade dos serviços prestados bem como promover a humanização em suas práticas profissionais, fortalecendo o comprometimento individual no exercício de suas atividades laborais, promovendo satisfação nos usuários e objetividade nos serviços prestados.