Você Sabia? É possível consultar utilizando cartão digital do SUS
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 15/03/2017
Desde 2015, o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza aos cidadãos a possibilidade de portarem uma versão digital do Cartão SUS – que é a identidade do usuário para utilizar o serviço público de assistência médica. A versão virtual pode é gerada por meio do aplicativo “Cartão SUS Digital”, que pode ser baixado em smartphones Android e IOS.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o aplicativo disponibiliza, também, ferramentas para o usuário armazenar dados de saúde e gerar gráficos sobre altura, peso, histórico de aferições de pressão e medição de glicemia. O cidadão também pode indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.

Saiba mais:

Para baixar o aplicativo acesse:

- Android https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital

- IOS https://itunes.apple.com/br/app/cart%C3%A3o-sus-digital/id1045754608?mt=8

Após o primeiro acesso, você visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e estarão disponíveis as seguintes funcionalidades:

Minha Saúde

Dados Básicos: Que permite você visualizar os dados básicos do seu cadastro no Cartão Nacional de Saúde e poderá se declarar doador de órgãos ou não;

Avaliação Nutricional: Onde você pode incluir seu peso e altura e assim acompanhar a evolução do seu IMC e do seu estado nutricional;

Minhas Alergias: Espaço para você informar as suas alergias, sejam elas medicamentosas, alimentares ou outras;

Meus Medicamentos: Para informar os medicamentos que fez ou está fazendo uso;

Minhas Vacinas: Onde são apresentadas as informações referentes às doses de vacinas que lhes foram ministradas na rede pública de saúde.

Meus Exames

Espaço para você informar seus resultados de exames de pressão arterial e glicose (glicemia) e, principalmente, acompanhar a evolução desses resultados.

Meus Profissionais

Espaço para cadastrar os profissionais que cuidam da sua saúde, permitindo que eles tenham acesso a esses dados quando lhe atenderem novamente ou se necessitarem acompanhar sua saúde.

Contatos de Emergência

Espaço para cadastrar os contatos de pessoas que podem ser acionadas caso ocorra alguma emergência.

Seja em meio físico ou digital, o Cartão SUS facilita a localização de seus dados pessoais e histórico clínico no momento em que você busca atendimento em um serviço de saúde.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Disque Saúde pelo telefone 136 Opção 8.

Fonte: Portal da Saúde - Ministério da Saúde