Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à Tuberculose
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 21/03/2017
Em acordo com a programação do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza, durante toda a semana, ações de prevenção à doença que mata, por ano, mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. A campanha acontece em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural até sexta-feira (24). Entre as atividades estão a busca ativa de casos suspeitos no município e mini palestras, ministradas nas unidades de saúde.

Para levantar possíveis casos da doença, agentes de saúde estão percorrendo os bairros por meio de visitas domiciliares. Outra ação é o conjunto de atividades de educação realizadas nos corredores dos postos de saúde, enquanto os pacientes esperam pela consulta.

A última fase da campanha será o “Dia D” contra a doença, na sexta-feira. Pacientes que apresentarem os sintomas da tuberculose serão encaminhados para seus respectivos postos de saúde, nos quais uma junta médica irá avaliar os casos.

O Pará é o estado com maior índice de tuberculose na região norte, média de 3.300 casos por ano. Segundo a SEMSA, Canaã é uma cidade endêmica para a doença. No ano passado, foram notificados 28 casos. Em 2015, 27. A recomendação é que toda pessoa que apresente tosse seca ou com secreção, por 3 semanas ou mais, deve procurar a unidade de saúde para investigação de tuberculose.

Saiba mais:

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Sintomas

Os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Com informações do Ministério da Saúde