Estudantes do município vão participar de programa para inserção no mercado de trabalho
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 23/03/2017
Na tarde de ontem, na Agência Canaã, foi lançado o programa “Jovens Protagonistas em Canaã”, que visa capacitar estudantes da rede municipal de ensino para serem vozes ativas na sociedade e, também, conseguirem o primeiro emprego. O projeto da Fundação Vale tem apoio da Prefeitura de Canaã dos Carajás, das empresas Vale e Komatsu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Agência Canaã. A iniciativa começa a ser implementada a partir do mês de abril.

Na primeira fase, coordenadores pedagógicos da rede pública e voluntários das empresas, entre outros atores, serão capacitados. Ao final, os coordenadores vão elaborar um plano de ação por escola e um documento para orientar a formação de novas turmas, e os voluntários desenvolverão campanhas para promover o protagonismo infantojuvenil.

Nesta etapa, que durará seis meses, o grupo será capacitado sobre os direitos da criança, adolescente e juventude, educação entre pares, protagonismo infantojuvenil como ferramenta pedagógica, formas de trabalhar com a população jovem, elaboração de campanhas e metodologias práticas que incentivem a participação e o protagonismo da juventude.

Presente no evento, o Prefeito Jeová Andrade destacou que a sociedade avança quando existem jovens engajados. “Queremos desenvolver e apoiar todo e qualquer projeto que beneficia nosso município. O Protagonistas é um deles. Acredito que colheremos bons frutos com essa empreitada”, comemorou o prefeito.

Canaã e o Protagonismo

O município de Canaã já é exemplo quando se trata de protagonismo. Recentemente o jovem canaense Mailson Cruz de Aguiar, foi um dos painelistas do ‘SXSWEdu 2017’, um dos mais importantes eventos sobre inovação em educação do mundo, que aconteceu nos Estados Unidos. Ele apresentou os resultados da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, da qual participou ativamente, que ouviu 135 mil jovens para entender o que eles pensam sobre a escola e como gostariam que ela fosse.

Mailson também se destacou no programa Jovem Promotor da Saúde’, desenvolvido pela Fundação Vale e CEDAPS. No ano passado, o município paraense de Canaã dos Carajás também foi o único de toda região Norte a estar presente no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, um dos mais importantes eventos no calendário mundial da educação, fruto se sua atuação no Pacto pela Educação.