Prefeitura de Canaã inicia elaboração de Plano Municipal de Cultura
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 11/04/2017
A prefeitura de Canaã dos Carajás – por meio da Secretaria de Planejamento e da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel) – iniciou a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). A previsão é que o documento fique pronto até o fim do mês de junho e sirva de norte para as políticas culturais pelos próximos dez anos, podendo ser atualizado a cada dois anos.

Por meio da participação popular, os profissionais da administração municipal vão colher sugestões e devem indicar, no documento, um diagnóstico do desenvolvimento da cultura canaense, prioridades para a área, objetivos gerais e específicos, prazos de execução de ações, entre outros.

A ideia é que, com a criação do PMC, sejam criados também o Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, garantindo recursos para a área e integrando a comunidade nas decisões, por meio do controle social. Com o documento, o município poderá ainda receber recursos federais para o setor cultural e assistência técnica, assim como ser incluído no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).