Prefeitura inicia ações do Maio Amarelo nas escolas
Fonte: ASCOM/PMCC, com informações do site
Postada em: 09/05/2017
A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, inicia nesta quarta-feira (10), nas escolas do município, as atividades do Movimento Maio Amarelo 2017, que neste ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, visando alertar que, no trânsito, “todos têm de estar muito atentos para a escolha certa”, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia e imprudência, por exemplo).

O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões, que poderiam ser voltados a ações sociais.