Novo secretário assume Produção e Desenvolvimento Rural
Fonte: ASCOM/PMCC
Postada em: 09/05/2017
Divino Ferreira de Sousa já assumiu a titularidade da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural (Sempru) do município. Ele chega ao cargo em substituição ao vice-prefeito, Alexandre Pereira, que desde janeiro ocupava a cadeira de secretário como interino.

Divino é um dos pioneiros de Canaã dos Carajás e chegou ao município em 1988, com a família, em busca de terras férteis para a produção. Na época, se instalou em uma pequena propriedade na zona rural do município, que ainda não havia sido emancipado.

Por volta de 1993, assumiu cargo efetivo na Secretaria de Educação, onde atuou em escolas rurais de Canaã. Em 1997, ao lado do atual vice-prefeito Alexandre Pereira, ajudou na criação da Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural, onde foi chefe do Departamento de Produção Animal. Em 2005, em outra experiência no poder público, atuou no Departamento de Trânsito de Canaã dos Carajás.

Além disso, também atuou em pesquisas geológicas (até 2003) e empresas privadas do município, no ramo da mineração, até março deste ano, quando aceitou o convite para retornar ao poder público.

De acordo com Divino, a prioridade como titular da secretaria é dar prosseguimento às ações que estão sendo realizadas e “resgatar a produção rural, principalmente a agricultura. “É uma determinação do prefeito que a gente trabalhe para retomar essa vocação de Canaã dos Carajás e contribua para abastecer o comércio local com nossos produtos”, disse. Ele lembra que, mesmo antes do crescimento da mineração, “a produção já se destacava e gerava renda e atraía pessoas para Canaã”.