www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Dia D de vacinação contra gripe será neste sábado
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 10/05/2017
Crianças de seis meses a menos de cinco anos, gestantes e mulheres que deram a luz a até 45 dias, além de idosos e portadores de doenças crônicas, podem procurar as unidades para a imunização contra a Influenza, vírus causador da gripe, neste sábado (13), dia D da Campanha de Vacinação, quando todos os postos de saúde da zona urbana estarão funcionando. Também estão dentro do público alvo trabalhadores da saúde e professores de escolas públicas e privadas.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes da maior incidência do vírus.

A expectativa da Secretaria de Saúde é de que cerca de 90% do público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde seja imunizado no município. A Secretaria também destaca que, durante o período da campanha, a vacinação será realizada exclusivamente no público alvo. Ao fim da campanha, havendo saldo de doses e atendendo recomendação do Ministério, pode haver liberação para o público em geral.

Vacinação na zona rural

A vacinação contra a gripe nas Unidades de Saúde da zona rural terá um calendário diferenciado, levando em conta as particularidades do atendimento nesses locais. Na Vila Feitosa, a vacinação foi feita no último dia 26 e na VP-20 no dia 2. No próximo dia 11, a imunização será na VP-58 e na unidade da Fazenda Umuarama. No dia 15, na Vila Ouro Verde e no dia 25 na “Colônia do Zé Levino”. As Vilas Bom Jesus e Planalto seguem a mesma programação da campanha na zona urbana.

Outras vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde estão disponíveis nas unidades. Quando há alguma falta no estoque, a vacina tem sido reposta com rapidez. Em relação à vacina contra a Febre Amarela, cabe lembrar que o Ministério da Saúde segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da doença em áreas em que a imunização é recomendada. No Brasil, portanto, as pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais ao longo da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a segunda dose não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias em 99% dos casos de pacientes que recebem uma dose da vacina.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Dia D de vacinação contra gripe será neste sábado