www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Experiência de Canaã com ferramenta de georreferenciamento e gestão é apresentada em Parauapebas e destacada como “exemplo"
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 16/05/2017
O presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás (Idurb), Alisson Milhomen, esteve nesta segunda-feira (15) – acompanhado de servidores do órgão – em reunião na prefeitura de Parauapebas para apresentar aos profissionais da cidade vizinha a experiência de Canaã com o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), uma ferramenta de georreferenciamento, aliada a banco de dados, que vem sendo utilizada no município desde o ano passado.

Por meio do programa, foi possível mapear todos os imóveis da área urbana do município, com imagens aéreas e terrestres, e criar um cadastro de informações sobre os imóveis e seus proprietários, que além de facilitar o trabalho de fiscalização e regularização do Idurb, está ajudando a nortear as políticas públicas da administração.

O banco de dados do programa já conta, por exemplo, com informações sobre tamanho dos lotes, qualidade dos imóveis, pavimentação de ruas, iluminação pública, áreas de proteção permanente e nascentes. Todos os dados podem ser cruzados e utilizados por diferentes secretarias da administração. Canaã é um dos únicos municípios do Pará a contar com uma ferramenta parecida. Acompanharam o presidente do Idurb na apresentação a arquiteta e urbanista Lilyan Galvão, o diretor fundiário Claumir Assunção e o técnico administrativo Valdir Maurício.

A apresentação, feita para equipe do Coletivo de Planejamento de Parauapebas (que integra secretários e técnicos) partiu de um convite do secretário de Planejamento da cidade vizinha, João Correia, que pretende implantar a iniciativa no município. Ele definiu o trabalho de Canaã como “um exemplo”.

"É um trabalho fundamental para conduzir o planejamento do município e as informações que vocês têm estão bem próximas das que queremos. Canaã é um exemplo do trabalho que pretendemos fazer”, disse. O secretário ainda reforçou que o planejamento possível por meio da ferramenta pode auxiliar o município a melhorar a arrecadação. “Em dois anos, com a realização do cadastro e atualização da Planta de Valores, nossa estimativa é aumentar em até 40 vezes a arrecadação com IPTU” exemplificou.

O diretor do Idurb, Alisson Milhomen, destacou a satisfação de poder “compartilhar um pouco do que está sendo planejado em Canaã” e lembrou que os dois municípios “compartilham das mesmas dificuldades e podem atuar juntos para encontrar soluções”. Alisson também destacou que o CTM tem se mostrado uma ferramenta “eficiente” que tem contribuído para a recuperação de receitas para o município.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Experiência de Canaã com ferramenta de georreferenciamento e gestão é apresentada em Parauapebas e destacada como “exemplo"