Saiba como agir em situações de risco de morte
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 18/05/2017
Num momento de risco de morte, como colisões, engasgamentos, convulsões, quedas, entre outros, proceder rápida e assertivamente pode salvar vidas. A ação correta é ligar para o SAMU ou para o Corpo de Bombeiros e não para um hospital.

SAMU 192

O órgão está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço reúne enfermeiros e técnicos, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para a população em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Ligue para o SAMU 192 somente se estiver diante de uma situação de emergência. Um trote pode impedir que uma vida seja salva.

Corpo de Bombeiros 3358-1514

O corpo de bombeiros tem a atribuição de proporcionar a proteção pessoal e patrimonial da sociedade e do meio ambiente, por meio de ações de prevenção, combate e investigação de incêndios urbanos e florestais, salvamento, atendimento pré-hospitalar e ações de defesa civil. Além de realizar vistorias, análise de projetos, hidrantes urbanos, certificar-se da segurança contra incêndios e receber denúncias.

Principalmente em casos de quedas, a indicação é não retirar a vítima do local do acidente. Nesta tentativa, o quadro de saúde do paciente pode se agravar. Ligue para o socorro e aguarde.

*Com informações do Ministério da Saúde