Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (26)
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 22/05/2017
A vacina para a imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, está sendo aplicada em todas as unidades de saúde da zona urbana. Na próxima quinta-feira (25), os moradores da “Colônia do Zé Levino” também poderão se vacinar.

Saiba mais:

Quem pode se vacinar?

• Gestantes e mulheres que deram a luz a até 45 dias

• Crianças de seis meses a cinco anos

• Idosos

• Profissionais da educação e saúde

• Portadores de necessidades especiais

• Portadores de doenças crônicas

Quem mais poderá se vacinar?

A Secretaria de Educação destaca que, durante o período da campanha, a vacinação será realizada exclusivamente no público alvo. Ao fim da campanha, havendo saldo de doses e atendendo recomendação do Ministério, pode haver liberação para o público em geral.

Por que se vacinar agora?

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes da maior incidência do vírus.

Outras vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde estão disponíveis nas unidades. Quando há alguma falta no estoque, a vacina tem sido reposta com rapidez. Em relação à vacina contra a Febre Amarela, cabe lembrar que o Ministério da Saúde segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da doença em áreas em que a imunização é recomendada. No Brasil, portanto, as pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais ao longo da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a segunda dose não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias em 99% dos casos de pacientes que recebem uma dose da vacina.