Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 26/05/2017
O Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 9 a Campanha de Vacinação contra a gripe. Em Canaã dos Carajás, portanto, a vacinação seguirá sendo aplicada em todas as unidades de saúde da zona urbana. Devem procurar os postos gestantes e mulheres que deram a luz a até 45 dias, crianças de seis meses a cinco anos, idosos, profissionais da educação e saúde, portadores de necessidades especiais e portadores de doenças crônicas

A Secretaria de Saúde destaca que, durante o período da campanha, a vacinação será realizada exclusivamente no público alvo. Ao fim da campanha, havendo saldo de doses e atendendo recomendação do Ministério, pode haver liberação para o público em geral.

Por que se vacinar agora?

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas após a vacinação para criar os anticorpos que geram a proteção contra a gripe, a orientação é fazer a imunização no período de campanha para garantir a proteção antes da maior incidência do vírus.

Outras vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde estão disponíveis nas unidades. Quando há alguma falta no estoque, a vacina tem sido reposta com rapidez. Em relação à vacina contra a Febre Amarela, cabe lembrar que o Ministério da Saúde segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da doença em áreas em que a imunização é recomendada. No Brasil, portanto, as pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais ao longo da vida.

Segundo o Ministério da Saúde, a segunda dose não é mais recomendada por considerar que a imunidade protetora desenvolve-se dentro de 30 dias em 99% dos casos de pacientes que recebem uma dose da vacina.