Canaã dos Carajás terá cursinho gratuito de preparação para o Enem
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 29/05/2017
Estudantes de Canaã dos Carajás que estão pretendem ingressar em cursos universitários por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão ter um auxílio para os estudos por meio de um cursinho gratuito de preparação. Isso será possível graças a um convênio assinado nesta segunda-feira (29) entre a prefeitura do município e o Instituto Cidadania de Canaã (ICC), sociedade civil sem fins lucrativos, que será a responsável por ministrar as aulas.

Os recursos para a manutenção do curso foram destinados por meio de uma emenda impositiva ao Orçamento do Município de R$ 514,867 mil, elaborada pelos vereadores João Batista Gustavo, Zilmar Costa (Júnior Garra) e Walter Diniz, além do ex-vereadores José Wilson Reis, Ademirson Alves (Chefinho) e Joseilton do Nascimento (Ribita), que eram titulares de mandato à época da apresentação da emenda. A prefeitura também dará uma contrapartida financeira ao projeto, no valor de R$ 2.587.

Participaram da assinatura do convênio o prefeito Jeová Andrade, o secretário de Governo Roberto Andrade, o coordenador do ICC, Edmilson Alves Peixoto, o técnico da Secretaria de Planejamento, Geam Meirey, e o vereador João Batista Gustavo, que representou os demais colegas autores da proposição.

O curso preparatório deve oferecer 150 vagas – em três turmas - e o processo de inscrições será divulgado posteriormente. Ao menos 60% das vagas serão destinadas para jovens que estão concluindo o ensino médio e pretendem ingressar em universidades, 10% para idosos ou pessoas com deficiência, e as demais para livre concorrência. Caso a demanda seja maior que o número de vagas ofertadas, será realizado um “vestibulinho” como processo seletivo.

As aulas serão realizadas em escolas do município, no período noturno, no entanto é possível a abertura de turmas em outros horários, de acordo com a demanda.