Maio Amarelo: Educação para o Trânsito ministra palestras para funcionários de empresas de Canaã
Fonte: ASCOM/PMCC
Postada em: 30/05/2017
A equipe de Educação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Canaã dos Carajás (Settran) ministrou, nos últimos dias, palestras de orientação e conscientização para funcionários de empresas que prestam serviço no município, como a JSL (de Transportes) e a Prosegur (de Segurança).

A ação faz parte da Campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Também já foram realizadas campanhas nas escolas e blitz educativas nas principais vias do município.

O Movimento Maio Amarelo esse ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença”, visando alertar que, no trânsito, “todos têm de estar muito atentos para a escolha certa”, já que dados apontam que as causas de 90% dos acidentes no país estão ligadas a falhas humanas (imperícia e imprudência, por exemplo).

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países nos cinco continentes.

Os acidentes de trânsito no Brasil foram responsáveis em 2014 (últimos dados oficiais disponíveis) por cerca de 43 mil mortes. Vale lembrar também que, em decorrência deles, um contingente extremamente superior passa a conviver com sequelas e invalidez permanente, por exemplo. Além disso, os custos com os acidentes de trânsito representam montante de R$ 56 bilhões, que poderiam ser voltados a ações sociais.