Idurb apresenta diagnóstico urbanístico de Canaã a equipe de secretários
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 07/06/2017
A equipe do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás (Idurb) apresentou na manhã desta quarta-feira (7), na sala de reuniões do gabinete municipal, um Diagnóstico Urbanístico do município, produzido para servir de base à revisão do Plano Diretor e para nortear políticas públicas.

O trabalho, que foi apresentado à equipe das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Econômico, traz informações detalhadas do tecido urbano de Canaã, como traçado de ruas e avenidas, qualidade do pavimento e como os bairros e loteamentos dialogam entre si. Para a elaboração do diagnóstico, a equipe do Idurb usou como base o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), uma ferramenta de georreferenciamento, aliada a banco de dados, que vem sendo utilizada no município desde o ano passado, e considerada como um exemplo na região.

O Plano Diretor de Canaã dos Carajás foi elaborado em 2007, com revisão em 2012. Portanto, não contempla as mudanças ocorridas desde então em uma cidade dinâmica e com grande aumento populacional. No ano passado, por meio de uma parceria com a UFPA, a prefeitura do município iniciou as discussões para a revisão do documento e recebeu uma minuta com propostas. No entanto, com o novo diagnóstico, é possível elaborar as mudanças com informações específicas sobre a realidade municipal.

“É o primeiro relatório desse porte feito em Canaã pela nossa equipe própria. A partir disso, a gente oferece a possibilidade de construir propostas a partir da nossa realidade, do que a gente conhece e quer”, destacou a arquiteta e urbanista do Idurb Lilyan Galvão, que participou da elaboração do diagnóstico. “Canaã é uma das poucas cidades da região que disponibiliza uma equipe própria para tratar de planejamento urbano”, completou.

Cadastro Multifinalitário

Ferramenta inovadora utilizada pela administração, o Cadastro técnico Multifinalitário permite mapear todos os imóveis da área urbana do município, com imagens aéreas e terrestres, e criar um cadastro de informações sobre os imóveis e seus proprietários, que além de facilitar o trabalho de fiscalização e regularização do Idurb, está ajudando a nortear as políticas públicas da administração.

O banco de dados do programa já conta, por exemplo, com informações sobre tamanho dos lotes, qualidade dos imóveis, pavimentação de ruas, iluminação pública, áreas de proteção permanente e nascentes. Todos os dados podem ser cruzados e utilizados por diferentes secretarias da administração. Canaã é um dos únicos municípios do Pará a contar com uma ferramenta parecida

A experiência com a ferramenta já foi apresentada, recentemente, para a equipe de governo de Parauapebas. Nesta semana, os vereadores do município também conheceram o programa.