Prefeitura inaugura revitalização do Viveiro Municipal na próxima sexta-feira
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 07/06/2017
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru), inaugura na próxima sexta-feira (9) às 16h, a revitalização e ampliação do Viveiro Municipal, localizado no Bairro Estância Feliz.

A obra é uma parceria com a mineradora Vale, que destinou os recursos, e a Agência de Desenvolvimento de Canaã, que elaborou o projeto por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA). O novo viveiro terá capacidade de produção de até 200 mil mudas por ano.

Construído há mais de 15 anos, o Viveiro Municipal passou pela primeira reforma. Atualmente, o local produz mudas frutíferas, florestais, ornamentais e medicinais, que são utilizadas para arborização e paisagismo do município, projetos de produção agrícola na zona rural e recuperação de áreas de preservação. Entre as mudas produzidas estão espécies características da região, como açaí, cupuaçu, além de acerola, mogno africano, castanha do pará, ipê e pau preto.

A produção do viveiro atende a demanda dos órgãos do município, mas também a projetos específicos, como o incentivo à produção no campo. O engenheiro agrônomo da Sempru, Roberto Ramos, destaca que os produtores rurais do município que pretendem elaborar projetos de fruticultura podem procurar a sede do órgão. “Nós elaboramos os projetos em conjunto, os produtores rurais recebem as mudas e orientação técnica para implementá-los”, destacou.