Criatividade e conscientização na Semana do Meio Ambiente
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 08/06/2017

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado na última segunda-feira (5), e, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em Canaã dos Carajás, realizou diversas atividades em todas as escolas do município. Dentre os projetos, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Teotônio Vilela, na Via Principal-20, realizaram um trabalho artístico a partir da catação de pedras a caminho da escola. E o resultado foi o envolvimento de todas as turmas da escola, do Ensino Infantil ao Fundamental que deram forma e novos sentidos aos minerais.

Segundo alunos do 5° ano, a maquete “Artes Visuais com Elementos da Natureza Morta” conta a história de uma área nativa que sofreu intervenção humana, alterando sua composição de forma irreversível. Entretanto, mesmo com as agressões sofridas, a floresta ainda revela a beleza e a diversidade da flora e fauna que resistiu. Para o aluno Kayke Cardoso, de 10 anos, “o legal” foi contar a história utilizando a criatividade. “Onde tinha só uma pedra, pudemos dar forma a sapos, vulcões, insetos, árvores, mostrando que podemos brincar com qualquer coisa, sem precisar de tablets ou celulares”, revelou o estudante.

A idealizadora do projeto é a professora Celeste Mendes da Silva, que leciona no município desde há mais de 20 anos. Segundo ela, mais de 10 variedades de pedras foram utilizadas no projeto, dentre elas, brita, canga, pedra de amolar, pedra de ferro, malacacheta, pedra branca entre outros. Para ela, além da beleza da maquete, o legado é o que mais importa: “Foi uma atividade simples, sem grandes conhecimentos técnicos e artísticos, mas o que ficou na mente das crianças foi a consciência ambiental, e isso é valioso. Nosso objetivo é continuar desenvolvendo projetos que integrem os alunos em atividades complementares”, comemorou a professora.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, é o dia principal das Nações Unidas para incentivar em escala global a sensibilização e a criação de iniciativas em favor do meio ambiente.

Ao longo dos anos, a data celebrativa cresceu e se tornou uma das maiores plataformas de divulgação da causa, sendo comemorada a cada ano por mais de 1 milhão de pessoas e em mais de 100 países.