Viveiro Municipal é reinaugurado em Canaã dos Carajás
Fonte: Vinícius de Paula - Ascom PMCC
Postada em: 12/06/2017
Com capacidade para produção de 200 mil mudas por ano, cobertura nova, telas e um poço artesiano, a Prefeitura de Canaã dos Carajás revitalizou o local, que, há mais de 15 anos, fornece sementes e mudas para a revitalização de áreas degradadas na região e arborização do município, com ênfase no cultivo de espécies do bioma amazônico. O evento aconteceu na última sexta-feira (9), no bairro Estância Feliz.

A obra é uma parceria do Governo Municipal com a mineradora Vale, que destinou os recursos, e a Agência de Desenvolvimento de Canaã, que elaborou o projeto por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Presente no evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural Divino Ferreira de Souza, acredita que o novo viveiro de mudas vai beneficiar também o trabalhador rural. “O viveiro vai auxiliar produtores que tem projetos para reflorestamento, recuperação de nascentes e matas ciliares. Nós queremos apoiar quem é parceiro do meio ambiente”, comentou o secretário.

A unidade terá também fins educativos, sendo aberta às escolas do município para realizarem projetos e visitas ao local. O vice-prefeito Alexandre Pereira comemorou a reabertura. “Nós estamos alegres por ter nosso viveiro funcionando novamente, e numa condição ainda melhor. O Governo Municipal quer ampliar os investimentos na atividades sustentáveis, tanto econômica, quanto ambientais”, afirmou Alexandre.

Viveiro Municipal

Criado em 2001, o Viveiro Municipal chegou a produzir mais de 158 mil mudas de espécies nativas da Floresta Amazônica no ano de 2011. Entre elas, a Castanha-do-pará, Mogno, Sapucaia, Ipês Amarelo, Roxo e Rosa, Paricá, Jatobá e cerca de mais 40 outras espécies do bioma amazônico.

Atualmente, o local produz mudas frutíferas, florestais, ornamentais e medicinais, que são utilizadas para arborização e paisagismo do município, projetos de produção agrícola na zona rural e recuperação de áreas de preservação.