Projeto de nova rodoviária é apresentado à população de Canaã
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 27/06/2017
O plenário da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás ficou lotado na manhã desta terça-feira (27) para apresentação do projeto de concessão para a construção da nova rodoviária do município. A audiência pública, realizada pela prefeitura, contou com a presença do prefeito Jeová Andrade, vice Alexandre Pereira, presidente do Legislativo, Júnior Garra, além de vereadores e secretários, e também serviu para coletar sugestões da população à proposta.

A intenção da prefeitura é que o prédio da nova rodoviária - que já teve estrutura projetada pela arquiteta da Secretaria de Obras Anali do Carmo, juntamente com a equipe de engenharia do município - seja construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Os custos da obra ficariam a cargo da empresa que vencer a licitação, que em troca ganharia o direito de gerir o local por um prazo de 20 anos.

Ao iniciar a audiência, o prefeito Jeová Andrade admitiu que, hoje, não é possível afirmar que Canaã conta com uma rodoviária. “Precisamos de um espaço moderno, que venha atender com dignidade as pessoas”, disse. “Um terminal rodoviário é a porta de entrada de um município e precisa de uma estrutura adequada, felizmente estamos mais perto desse sonho”, completou.

O vice-prefeito, Alexandre Pereira, destacou que a rodoviária é uma obra estruturante, que vai trazer satisfação à população canaense. “Um terminal que atenda a população com qualidade passa a ser um cartão postal do município”.

Natural de Goiânia, o presidente da Câmara, Júnior Garra, comparou o projeto da nova rodoviária de Canaã ao da capital de Goiás (um dos melhores terminais do país), destacando que prédio vai mesclar espaços para embarque e desembarque de passageiros com espaços de compra e lazer. “A rodoviária de Canaã não mais só um pedido, mas um clamor da nossa população”, disse.

Estrutura

O prédio da nova rodoviária ficará localizado no bairro Cidade Nova, próximo ao novo Cemitério Municipal, e contará com facilidade de acesso por avenidas que já existem no local e pelo futuro anel viário.

O projeto prevê 15 plataformas de embarque e desembarque (sendo nove para ônibus e seis para cooperativas de vans) 380 vagas para estacionamento (para público e funcionários), além de espaço para restaurante, lojas, caixas eletrônicos, guarda-volumes, assistência social (juizado), vagas de táxi, moto-táxi e parada para transporte coletivo.

Atualmente, o ponto que serve de rodoviária a Canaã já recebe cerca de sete ônibus e duas cooperativas de vans, que realizam 90 viagens diárias e atendem cerca de 1500 passageiros diariamente, entre chegadas e partidas.