Conferência discute cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 30/06/2017
Com o tema “Cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico”, a prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Planejamento e da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), realizou na manhã desta sexta-feira (30), no auditório do Sine, a abertura da 1ª Conferência de Cultura do município.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jeová Andrade, diretor da Funcel, Gilson Mendes, além das vereadoras Maria Pereira e Vânia Mascarenhas e produtores culturais do município. Os participantes puderam assistir uma palestra com o tema central da conferência, além de acompanharem uma apresentação do esboço do Plano Municipal de Cultura e apresentarem sugestões ao documento, que está em processo de elaboração.

O prefeito Jeová Andrade destacou que as discussões são fundamentais para que o município possa avançar nesse setor. “Precisamos valorizar e abraçar essa causa, pois sabemos que um povo sem cultura é um povo atrasado”, disse.

A diretora de Cultura da Funcel, Cleides Pimenta, afirmou que o município é “um caldeirão cultural”. “É um município jovem, com muita cultura sendo produzida e que precisa ser valorizada”. Já o diretor da Funcel, Gilson Mendes, ressaltou que a atual gestão “vem se organizando para que a cultura seja cada vez mais valorizada em Canaã”.

Membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, a vereadora Maria Pereira, lembrou que a conferência é um momento em que a sociedade civil pode discutir junto com o poder público as propostas para a área e reforçou que Canaã é uma cidade multicultural. Ela ainda valorizou o tema escolhido para o evento. “A cultura movimenta a economia, gera renda e colabora com o social, pois desenvolve as pessoas, os talentos que aqui existem”, concluiu.