www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Cartilha Proteger é Preciso e Aliança para o Desenvolvimento Local são lançadas em Canaã dos Carajás com a presença da Ministra Maria do Rosário e do Representante da ONU no Brasil Jorge Chediek
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 19/11/2013
A Prefeitura, em Parceira com a mineradora Vale, realizou ontem, 18, no auditório do SENAI, a assinatura doPrograma Aliança Para o Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajáse o lançamento da Cartilha Proteger é Preciso. A Cartilha é um instrumento informativo que visa esclarecer a população para combater os vários tipos de violência contra crianças e adolescentes.Já a Aliança, trata-se de um acordo entre Prefeitura, Fundação Vale e Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento PNUD, com objetivo de promover o crescimento ordenado do município.

Estiveram presentes o Prefeito Jeová e a Primeira Dama Wayna Andrade, o Vice-Prefeito Alexandre Pereira; a Diretora Executiva da Vale Vânia Somavilla; oJuiz da Comarca de Canaã dos Carajás Dr. Lauro Fontes; o Coordenador Residente da ONUno Brasil e Representante do PNUD Jorge Chediek, a Ministra de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário, e a Presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores Públicos ABMP Drª Hélia Barbosa; e demais autoridades como vereadores, secretários municipais e representantes de outros municípios.

Oeventodemonstrou o engajamento de todas as esferas de poder na causa de proteção às crianças e adolescentes. A Cartilha Proteger é Preciso, que será divulgada em todo o Brasil, partindo desta região, traz um conteúdo lúdico, de cunho informacional, cujo objetivo é fornecer explicações sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescente, como identificar e como proteger, principalmente em um município em franco desenvolvimento, com no caso de Canaã dos Carajás, que traz junto com o crescimento, impactos sociais, por isso a Cartilha é parte integrantede um projeto maior que funcionará com medida preventiva e de enfrentamento.

O Prefeito Jeová Andrade disse que o lançamento da cartilha, bem como a assinatura daparceira, são iniciativas importantes entre órgãos que objetivam proteger a juventude e promover o desenvolvimento sustentável de Canaã. Sabemos que a demanda existe, portanto compete a nós fazer o possível para reduzir os índices que hoje nos assustam, se enfrentarmos este problema juntos com certeza teremos um melhor rendimento. Ressaltou o Prefeito.

O Vereador Dionízio Coutinho, representando a Câmara Municipal, disse que o Poder Legislativo tem visto com bons olhos projetos desta natureza, mas é necessário que toda a sociedade se comprometa. Esse impacto que sofremos em decorrência do crescimento de Canaã precisa de uma reação direta, para tentar colocar no seio da sociedade as pessoas que hoje se encontram marginalizadas, cada um de nós é um agente transformador. Analisou Dionízio.

A Diretora Executiva da Vale Vânia Somavilla disse que a mineradora realmente acredita que o investimento no Projeto S11D pode e deve se tornar em ações para promover o desenvolvimento social da cidade. Nossa intenção é que todo o trabalho aqui seja transformado em virtudes ao município. Disse a Diretora.

Já o Coordenador da ONU no Brasil Jorge Chediek enfatizou que o governo tem a função de fornecer recursos, mas a reponsabilidade de proteger a criança e o adolescente é de todo cidadão. Chediek disse também que o Projeto S11D está gerando muitas oportunidades, mas ira criar também novas dificuldades, por isso o Programa Aliança Para o Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajás tem por objetivo a prevenção de futuros problemas. Queremos fazer de Canaã dos Carajás um modelo. Destacou.

Alegitimação do acordo Aliança Para o Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajásocorreu logo após o discurso de Chediek e foi assinada por ele, pela Diretora Vânia Somavilla e com adesão do Prefeito Jeová Andrade. Isis Pagy, Diretora Executiva da Fundação Vale,apresentouoprojeto Ser Criança que já está demostrando bons resultados. Isto é uma prova de que uma iniciativa como esta não funciona sem a ativa participação da comunidade, nossos resultados positivos só foram possíveis porque envolvemos diretamente os jovens. Relatou Pagy.

Dr Lauro Fontes, que se pronunciou após o discurso de duas crianças participantes do projeto Ser Criança, abriu mão do protocolo e do discurso previamente escrito, para usar a informalidade e dizer, emocionado, que hoje não trabalha mais neste projeto meramente por cumprimento de seu dever de juiz, sobretudo por amor a esta causa a de defesa da criança e do adolescente. Muito mais do que ser juiz eu descobri uma vocação de vida. Dr. Lauro também falou da Carta de Intenção que, juntamente com representantes da população de Canaã, confeccionou para ser assinada pelos chefes de estado presentes como legitimação da luta contra a exploração sexual de criança e adolescentes. ?? uma carta de compromisso de enfrentamento ao problema para demonstrar que nossos olhos estão atentos e faremos o que for preciso para assegurar que se cumpram todas as normativas citadas. Explicou.

Drª Josemira Gadelha, representante da OAB em Canaã dos Carajás, discursou acerca do potencial transformador que estas atitudes representam. Para termos uma sociedade forte precisamos proteger as futuras gerações, cabe a todos nós o papel de valorizar as práticas que assegurem a não violência. Já a Presidente da ABMP Drª Hélia Barbosa parabenizou o Juiz Dr. Lauro por suas palavras. Quisera que todos os juízes se comprometessem de corpoe alma. A Presidente falou da importância desta parceira para o enfrentamento do problema em questão, enfatizando que a proteção da juventude deve estar acima de qualquer interesse e concluiu afirmando que toda criança nasce para ser feliz.

A Ministra Maria do Rosário disse que este trabalho em conjunto fortalece as ações locais e nacionais voltadas para este fim. Como adultos que somos, pessoas que tiveram oportunidades de crescer, temos a responsabilidade de cuidar das crianças, se somos seres humanos participantes de uma comunidade, para além dos nossos filhos, devemos agir com ética e princípios morais. Eu faço questão de ter a minha assinatura nesta carta de intenção, simbolizando que o Governo Federal quer fazer parte desta iniciativa. Encerrou a Ministra.
 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Cartilha Proteger é Preciso e Aliança para o Desenvolvimento Local são lançadas em Canaã dos Carajás com a presença da Ministra Maria do Rosário e do Representante da ONU no Brasil Jorge Chediek