Em Canaã dos Carajás Ministra Maria do Rosário se emociona ao falar sobre a guerrilha do Araguaia e a exumação dos restos mortais de João Goulart
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 19/11/2013
A Ministra da Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário, após o seu pronunciamento nolançamento da cartilha Proteger é Preciso, ocorrido ontem, em entrevista coletiva com a imprensa presente, foi perguntada acerca da exumação dos restos mortais do Ex-Presidente João Goulart e sobre a busca por restos mortais de militantes da Guerrilha do Araguaia.

Sobre a exumação de João Goulart ela foi enfática em dizer que a preocupação do Governo Federal, nesta questão, é fazer justiça, já que a causa da morte do Ex-Presidente nunca convenceu a família, por isso a exumação, a pedido dos parentes, é necessária não somente para prestar homenagens, como também para investigar as reais causas do óbito, se ainda for possível. Esta história tem que ser passada a limpo, disse a Ministra. Fiquei emocionada quando ouvia viúva Maria Tereza Goulart dizendo que o estado brasileiro cumpre com a sua responsabilidade e vem saldar uma dívida existente com a democracia. Disse ela.

Já sobre a busca por restos mortais de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, ocorrida em Xambioá (TO) e em São Geraldo do Araguaia (PA), a Ministra disse que a Secretaria dos Diretos Humanos segue trabalhando com as famílias, todavia ainda precisa de mais informações, visto que possui poucos registros históricos que mostrem onde os corpos foram enterrados. Rosário, inclusive,conclamou as pessoas que tiverem algum tipo de informação para que levem ao conhecimento da Secretaria dos Diretos Humanos da Presidência da República.

A Guerrilha do Araguaia foi um movimento que surgiu na década de 1970 em oposição à ditadura militar. Até hoje dezenas de militantes da guerrilha estão desaparecidos.