Em Canaã dos Carajás o dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em praça pública
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 25/11/2013
Na última quarta-feira, 20 de novembro, a praça pública da Avenida Weyne Cavalcante foi palco de diversas atrações culturais para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. O evento foi organizado pelo Grupo de Ativistas Culturais Afro-Brasileiro de Canaã dos Carajás.

Celebrado em 20 de novembro no Brasil, este dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro. Em Canaã este dia foi comemorado com muitas apresentações culturais, com participação da Casa da Cultura, Colégio Futuro, Escola Maria de Lourdes, FUNCEL, entre outros.

Segundo Júnior Vaz, um dos coordenadores do Grupo de Ativistas Culturais, o evento foi marcado pela participação de grande parte da população canaense. Na ocasião houve apresentação de capoeira, danças regionais, Hip Hop, Jazz e outros ritmos. Driely Oliveira, da Casa da Cultura, apresentou-se cantando a música de Sandra de Sá, Sarara Criolo. Já alunos do Grupo Educacional Futuro demonstraram algumas danças típicas da região.

Para José Roberto Rodrigues, que também é da diretoria do Grupo de Ativistas, o evento trouxe um resultado bastante positivo, não só por reunir um grande número de pessoas para entretenimento na praça, mas principalmente porque eventos como este valorizam a cultura brasileira e também impede que estas manifestações culturais, que nós herdamos dos negros, caiam no esquecimento. Analisou José Roberto.

O Dia Nacional da Consciência Negra teve apoio da Prefeitura Municipal, que forneceu toda a infraestrutura para as apresentações. O Prefeito Jeová Andrade também considerou o evento com um sucesso e fundamental ao calendário cívico de Canaã.