Prefeito Jeová Andrade, junto com o Vice-Governador Helenilson Pontes, reúnem-se com BNDES para destravar impasses do FRD.
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 25/11/2013
O Prefeito Jeová Andrade, o Vice-Governador Helenilson Pontes e outros prefeitos da região sul do Pará estiveram na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 21, na tentativa de solucionar a liberação do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), criado para financiar projetos de desenvolvimento regional e social em municípios situados na área geográfica de atuação da mineradora Vale.

Os municípios já receberam um primeiro repasse, o FRD I, no valor de R$ 27 milhões, que por inconsistência das gestões passadas das prefeituras no processo de prestação de contas, acabou por inviabilizar um segundo repasseno valor aproximado de R$ 45 milhões, correspondente ao FRD II. Na reunião com o diretor de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social, Guilherme Narciso de Lacerda, ficou acordado que a Instituição irá encaminhar, no prazo de 10 dias, as datas definitivas nas quais os recursos serão repassados para financiamento de obras de pavimentação nos 14 municípios. Foi uma reunião muito produtiva, na tentativa de receber do BNDES mais recursos para melhorar a condição de vida das pessoas, comentou o Vice-Governador.

Helenilson explicou que há 14 anos os municípios esperam pela liberação dos recursos, mas devido a entraves burocráticos relacionados à documentação, os mesmos foram inviabilizados. O Governo do Pará está enfrentando as dificuldades, mas estamos confiantes que no prazo estabelecido teremos um posicionamento positivo por parte do BNDES, ressaltou.

O Prefeito Jeová Andrade acredita este recurso será, enfim, repassado e contribuirá para o desenvolvimento de Canaã dos Carajás, principalmente na questão infraestrutura. Nossa infraestrutura sofre hoje o reflexo do crescimento acelerado do município, o fluxo de veículos aumentou muito, bem como a demografia da cidade, por isso precisamos investir em a pavimentação asfáltica e melhorar a qualidade de vida das pessoas, disse o Prefeito.

Entre os municípios que estão situados na área de abrangência e que podem receber os recursos estão Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorados dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Parauapebas, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia.

Com a viagem do Prefeito Jeová Andrade ao Rio de Janeiro, o Vice-Prefeito Alexandre Pereira assumiu interinamente a Prefeitura e está atendendo em expediente normal.