Canaã dos Carajás é eleito terceiro melhor município do Estado em gestão fiscal, segundo Firjan
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 18/08/2017
A publicação é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan), que analisou indicadores econômicos do município e atestaram como “Boa Gestão” – nota 0.69/1 - a forma como os tributos pagos pela sociedade foram administrados pelo Governo Municipal, em 2016. Canaã ficou à frente de municípios como Belém (8°) e Marabá (36°). No âmbito nacional, dos 4.544 município avaliados, Canaã foi o 140° colocado.

Os indicadores avaliados foram: gastos com pessoal, investimentos, liquidez, receita própria e custo da dívida, sendo os dois últimos classificados com nota máxima. Isso significa que o município investiu majoritariamente com recursos próprios. Outro detalhe é que Canaã dos Carajás não obteve baixa performance em nenhum outro indicador verificado.

Gestão Transparente

Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conferiu à Prefeitura de Canaã dos Carajás a certificação de “Gestão Transparente” no exercício de 2016. O Prefeito Jeová Andrade comentou que, apesar da queda dos investimentos no último ano, o Governo se esforça para não dar passos maiores que as pernas, realizando sempre boas práticas de governança.

Saiba como funciona o índice Firjan de Gestão Fiscal

Leitura do IFGF

Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Metodologia

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.