Prefeitura inaugura escola na Vila Nova Jerusalém
Fonte: Ascom / PMCC
Postada em: 20/08/2017
No último sábado (19), a Prefeitura de Canaã dos Carajás inaugurou uma nova escola na Vila Nova Jerusalém, zona rural do município. O centro de ensino foi nomeado Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Carlos Prestes em homenagem ao ex-político brasileiro. A cerimônia foi marcada pela participação de sua neta, Ana Prestes. A comunidade compareceu em peso no local, também, o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira, do deputado federal Chapadinha (PSD), vereadores e servidores públicos prestigiaram o evento. No fim da cerimônia todos puderam participar de um almoço de comemoração.

A escola já está em funcionamento e foi construída em parceria com a mineradora Vale. O prédio conta com seis salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala multifuncional e refeitórios, todos climatizados, além da quadra coberta. A capacidade de atendimento é de cerca de 300 alunos.

Cerimônia

A solenidade aconteceu na quadra poliesportiva da escola e teve a participação dos alunos do Projeto Nies e da Associação Canaense Polo Esportivo Artes Maciais com apresentações de karatê e capoeira e, também, dos alunos da vila Nova Jerusalém que realizaram apresentações culturais.

O prefeito Jeová Andrade celebrou a conquista da comunidade: “vir à vila e se deparar com esta bela construção mostra que estamos governando para todos, proporcionando desenvolvimento em cada canto do município. Daqui a 10 anos vamos ver sair daqui estudantes universitários protagonistas do futuro de Canaã”, afirmou o prefeito.

Ana Prestes

A neta de Prestes foi homenageada pela primeira dama e secretária de finanças Wayna Andrade. Em sua fala, a ativista política lembrou a biografia de seu avô, que inspirou os moradores da Nova Jerusalém. Teve a oportunidade também de falar de seu trabalho na luta pelas minorias sociais. Ela parabenizou a prefeitura pela escola e incentivou os jovens e adolescentes a trilharem pelo caminho da educação.

Luiz Carlos Prestes

Nascido em Porto Alegre em 1898, foi militar e político, por muitos anos líder do Partido Comunista do Brasil, (PCB), Prestes é celebrado como um dos homens mais influentes do País no século passado. Foi presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora, senador e exilado durante a Ditadura Militar. Morreu em 1990, na cidade do Rio de Janeiro.