Em abertura de Conferência de Saúde, prefeito destaca que debate com a sociedade contribui para avanço no setor
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/08/2017
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, destacou, ao participar da abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (24), que o debate com a sociedade organizada é fundamental para o avanço da saúde pública. “Desejo que os temas discutidos aqui possam nos ajudar a melhorar no dia a dia”, disse.

Jeová reforçou que a administração tem consciência da necessidade de melhorar constantemente o atendimento no setor. “Tivemos grandes avanços nos últimos anos, é inegável, mas sabemos também das dificuldades e precisamos que toda a equipe possa continuar trabalhando para essa melhoria e humanização”, completou.

A Conferência de Saúde deste ano discute o tema “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde - SUS: direitos, deveres e desafios”, e é uma realização do Conselho Municipal de Saúde e da prefeitura do município. Na programação ocorre também a 1ª Plenária Municipal de Vigilância em Saúde, que tem como tema: Vigilância em Saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade.

A Conferência é a instância máxima de deliberação do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), fórum com a função de debater as temáticas pertinentes para o fortalecimento dos programas e ações de saúde adotadas no âmbito do município. Além de profissionais da área e da sociedade civil organizada, participam membros da população em geral, que podem auxiliar na avaliação da situação atual do município nessa área e elaborar metas e estratégias para os próximos anos.

Também no evento é feita a eleição de entidades nos segmentos para compor o Conselho Municipal de Saúde e os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Saúde e na 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.

Maior bem do ser humano

Para o conselheiro de saúde Mauro Fogaça, que participou da abertura do evento, esse é um dos temas mais importantes para a discussão da sociedade. “Falamos muito da importância as saúde, educação e segurança, mas acredito que a saúde deve ser sempre prioritária, pois é o bem maior que um ser humano pode ter”, comentou.

Já o secretário de Saúde do município, Dinilson José dos Santos, aproveitou o seu discurso para valorizar o trabalho dos profissionais da área. “É muito fácil a crítica, o difícil é fazer saúde de qualidade. Nós temos trabalhado com muita responsabilidade e dedicação para isso e tenho honra de fazer parte dessa equipe. As dificuldades existem, mas tenho certeza que a saúde em Canaã evoluiu”.