Prefeitura decreta ponto facultativo em 8 de setembro
Fonte: ASCOM/PMCC
Postada em: 31/08/2017
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, assinou nesta quarta-feira (30), decreto estipulando ponto facultativo nas repartições públicas no próximo dia 8 de setembro, sexta-feira, dia posterior ao feriado nacional da Independência do Brasil.

A medida, segundo o decreto, não se aplica às atividades de emergência do setor público, tais como Saúde, Vigilância Sanitária, Limpeza Pública, Serviço Autônomo de Água e Esgoto/ SAAE, Secretaria Municipal de Trânsito/Fiscalização e outras assim consideradas, que atenderão em sistema de plantão, regulados pelos respectivos gestores através do ato próprio.

Independência do Brasil

O dia 7 de setembro marca a data em que, em 1822, segundo a história, Dom Pedro 1, então Príncipe Regente da Coroa Portuguesa no Brasil, declarou a independência do país. À época, após o retorno de Dom João VI a Portugal, o príncipe assumiu o poder tinha a simpatia de grandes fazendeiros e comerciantes, que o viam como potencial líder da independência, ao mesmo tempo em que passou a sofrer pressões para retornar a Portugal, e para que o controle do Brasil fosse passado a uma junta administrativa indicada pela Coroa.

Foi nesse contexto que, diante da pressão portuguesa e ameaça de invasão militar, o Príncipe Regente declarou Independência, enquanto estava em viagem, segundo consta, às margens do Rio Ipiranga.