Canaã dá ponta pé inicial em projeto "Cidade Educadora"
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 11/09/2017
Em prol do aperfeiçoamento da mobilidade urbana e segurança no trânsito, a primeira fase do projeto iniciou hoje (11), em reunião entre o Governo Municipal e representantes da Fundação Michelin, da Global Road Safety Partenership (GRSP) e Fundação Vale. O lançamento do projeto acontece amanhã (12), às 15h, na Câmara dos Vereadores.

Durante o encontro o prefeito Jeová Andrade reafirmou sentir-se lisonjeado em representar a primeira cidade da América Latina a receber apoio da fabricante de pneus francesa, a Michelin: "nós queremos que Canaã dos Carajás se desenvolva inclusive nas iniciativas de segurança no trânsito, por isso, é necessário investir de maneira inteligente, e com conhecimento técnico. E isso vamos receber por meio da GRSP. O município tem muito a ganhar, pois muitas vidas serão preservadas".

Por meio do projeto, um dos frutos será a formação de um comitê intersetorial para discutir ações sobre mobilidade urbana e mobilização da comunidade escolar. Também estão previstas ações de qualificação profissional em Arborização Urbana, Sinalização de Vias, Calçamento e Mobiliário Urbano voltado para a formação de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a incorporação do tema da Mobilidade Urbana e Segurança no Trânsito como tema transversal da rede de ensino pública.

As atividades incluem ainda a organização de mutirões e a elaboração de planos de trabalho conjuntos entre as áreas da Vale, Fundação Vale, Prefeitura, GRSP e Fundação Michelin. “A nossa expectativa é contribuir na melhoria do deslocamento e da circulação de pessoas na cidade e contribuir para a redução dos índices de acidente de trânsito” diz a gerente de Parcerias Intersetoriais da Fundação Vale, Andreia Rabetim.

A programação contará também com a participação do vencedor da 11º edição do Prêmio Empreendedor Social, em 2015, Sérgio Andrade, da Agenda Pública. Andrade é referência no país em aprimoramento da gestão pública, governança e ampliação da participação popular nas políticas públicas de localidades impactadas por grandes obras.