Major Aquino da Polícia Militar coordena "Operação Integratio" em Canaã dos Carajás.
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 25/11/2013
Devido o crescimento demográfico que o município vem sofrendo cotidianamente, tendo registrado acréscimo nas ocorrências de crimes como assaltos, furtos, tráfego de veículos irregulares e ações intimidativas contra policiais, tornou-se vital o desenvolvimento de operações que objetivassem coibir a escalada da criminalidade na região, por isso alguns órgãos-chave da sociedade em Canaã dos Carajás organizaram a Operação Integratio.

Participaram da operação a Polícia Militar, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte DMTC, o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo SEMAT, e o Conselho Tutelar; cada órgão trabalhando dentro da sua área de atuação. Ao todo mais de 40 pessoas estiveram envolvidas na operação que iniciou às 22h de sábado, 23, e culminou as 6h de domingo, 24.

A ação foi coordenada pelo Major Aquino da Polícia Militar e ocorreu para atender objetivos como: retirar das ruas menores em situação de risco (seja de prostituição, exploração ou cometendo delitos); fiscalizar o trânsito, retirando de circulação veículos irregulares; fiscalizar pontos críticos da cidade, como bares e esquinas, para garantir que nenhuma lei esteja sendo violada.

Segundo o Secretário Municipal de Trânsito e Transporte Joatan Carvalho embora a operação fora positiva, todavia, a situação no trânsito ainda preocupa bastante devido o número elevado de motos apreendidas. Tivemos muitos veículos presos por estarem com a licença em atraso ou sem o documento, além disso, flagramos menores conduzindo motocicletas, sabemos que isto põe em risco a vida deles e das outras pessoas no trânsito também, por isso iremos repetir corriqueiramente esta operação, disse ele. Esperamos com isso inibir a circulação de veículos irregulares, bem como a presença de não habilitados conduzindo veículos, concluiu Joatan.

Major Aquino considerou a ação como positiva. Com a operação não tivemos registro de nenhum acidente no trânsito e nenhum óbito, além disso, conseguimos reduzir drasticamente os delitos cometidos comumente aqui, por isso podemos dizer que esta operação foi excelente, agradecemos a todas as entidades que passaram uma noite em claro para assegurar a ordem da nossa cidade, disse o Major. A partir de hoje a Operação Integratio acontecerá regularmente sem prévio aviso, concluiu.

Estatística:

Com a realização da Operação Integratio foram presas 50 motocicletas; 20 pessoas foram detidas, sendo 7 por tentativa de furo de bloqueio, 1 por cumprimento da Lei Maria da Penha, 1 por desacato às autoridades e 11 por desordem na cidade; além disso 15 adolescentes foram apreendidos e encaminhados à Casa de Passagem, os respectivos responsáveis foram notificados e os adolescentes foram liberados com a presença dos pais.