www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Seminário discute diretivas para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Fonte: ASCOM / PMCC
Postada em: 26/11/2013
Aconteceu hoje pela manhã, na Casa da Cultura, a abertura do Seminário para discutir as temáticas de enfrentamento à exploração sexual de Crianças e Adolescentes no município de Canaã dos Carajás. Fizeram-se presentes o Vice-Prefeito Alexandre Pereira, a Primeira Dama Wayna Andrade, o Secretário de Governo Roberto Andrade, o Secretário Municipal de Saúde Dinilson dos Santos, o Juiz da Comarca de Canaã dos Carajás Dr. Lauro Fontes, a Representante da OAB em Canaã Drª Josemira Gadelha, o Major Aquino da Polícia Militar, a Representante do Instituto Aliança Ana Clara, entre outras autoridades e representantes da imprensa local.

O seminário é composto por uma didática interativa, onde todos os seminaristas são estimulados à participação ativa. O objetivo é fortalecer a rede existente de pessoas físicas ou jurídicas empenhadas em defesa desta causa, disseminando em grande escala a informação clara e correta sobre a exploração, como enfrentar e combater; para que, a partir deste seminário, seja formulado um conjunto de ações que irão ser implementadas.

Drª Josemira fez a abertura do evento relembrando como começou a campanha Canaã Contra a Pedofilia, enfatizando a importância do crescimento da rede que hoje está lutando para combater este crime aqui. O fortalecimento deste grupo depende da nossa ativa participação, o momento de se munir de informações é este, disse ela.

Dr. Lauro, Juiz que está à frente da campanha desde o início, e que coordenou a confecção da Carta de Intenção, documento que traça diretivas para o enfrentamento,destacou que o município precisa passar por uma mudança drástica, inclusive cultural, no que diz respeito ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Não podemos enxergar esses casos de violência com os mesmos olhos das pessoas que acham que isso é normal e é culpa das próprias meninas que se insinuam para os homens, afirmou o Juiz.

Ana Clara, do Instituto Aliança, disse que já existe desde o ano passado um plano legal que combate este crime, trata-se do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, construído durante o ano passado, com participação de várias entidades representativas da sociedade canaense e que é baseado no plano nacional. Nós temos um bom instrumento em mãos que é o Plano de Enfretamento que formatamos no ano passado, ele precisa ser revisto e atualizado para a nova realidade municipal, mas este instrumento garante, inclusive, que as ações entrem no plano orçamento nacional, disse Clara.

Muitos seminaristas fizeram questão de expor sua análise acerca do assunto, entre eles a Assistente Social Mônica Ortiz da empresa Andrade Gutierrez, que ressaltou que a participação em iniciativas como esta é papel fundamental também das empresas que prestam serviço no município, para que se construam medidas preventivas de enfrentamento. Sugiro que no próximo evento sejam convocadas todas as empresas subcontratadas para que fiquem totalmente informadas sobre este compromisso, as melhorias sociais que queremos aqui só serão possíveis com esta convocação, disse Ortiz.

Dinilson dos Santos, que já foi gestor do Conselho Tutelar em Canaã dos Carajás, afirmou que desde então tem amor a esta causa e destacou que a Secretaria Municipal de Saúde vai estar inteiramente dedicada ao Plano de Enfrentamento. Concluiu Dinilson.

O Vice-Prefeito Alexandre Pereira disse que este seminário é fundamental para que se planeje, na prática, o que será feito nos próximos meses. Nossa atitude diante desta demanda tem que ser colocar em execução tudo o que idealizamos para enfrentar este problema, a Prefeitura com certeza é uma grande parceira, comentou Alexandre.

O seminário ainda terá mais algumas atividades pelo período da tarde, como palestras e oficinas, momento em que os participantes irão revisar o material didático construído em 2012 e traças as novas metas municipais para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Seminário discute diretivas para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes