Com ginásio lotado, 4ª edição dos Jogos Educacionais de Canaã é iniciada
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 18/10/2017
As arquibancadas do Ginásio Municipal Antônio Chorão ficaram lotadas na manhã desta quarta-feira (18) para a abertura da 4ª edição dos Jogos Educacionais de Canaã dos Carajás, que seguem até o próximo sábado, com competições de futsal, handebol e atletismo. O evento de abertura contou com diversas apresentações culturais e teve a presença do prefeito em exercício, Alexandre Pereira, secretário de Educação, André Wilson, presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL), Jander Fonteles, além da articuladora do Selo Unicef no município, Marili Terezinha de Souza.

Esse ano, toda a programação tem a participação da articulação do Selo Unicef no município, fomentando a prática de esportes como uma forma de inclusão social, de convivência e de aproveitamento dos espaços públicos.

Ao dar início aos jogos, o prefeito em exercício destacou colaboração entre todos os setores da administração para a realização do evento. “Estamos tendo uma integração de verdade”, disse, para completar que “o fundamento principal dos jogos é promover a cidadania, para termos uma sociedade melhor”.

A articuladora do Selo Unicef, Marili Terezinha de Souza, também ressaltou a participação de diferentes setores da administração na organização do evento. “É um momento lindo, onde o jovem pode fazer a diferença. Estamos gratos a todos que tem feito a sua parte para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e para que eles possam ter seus espaços”, comentou.

Os jogos

As partidas desta edição dos Jogos Educacionais serão disputadas em três escolas diferentes, sendo que cada estabelecimento de ensino sediará os jogos de uma categoria específica, definida por idade.

A categoria pré-mirim (8 a 10 anos) disputa as competições no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) José de Deus, nas modalidades futsal e mini handebol. Já a categoria mirim (11 a 13 anos), compete na Escola Municipal Alexsandro Nunes futsal, nas modalidades handebol e corrida de 100 metros.

Na categoria infanto (14 a 16 anos), os alunos disputam futsal, handebol e corrida de 200 metros, na Escola Municipal Francisca Romana dos Santos. Já a categoria juvenil (16 anos em diante), participa na Escola Francisca Romana dos Santos, nas modalidades futsal, handebol e corrida de 400 metros. A cerimônia de encerramento e premiação acontecem no dia 21 de outubro, às 11h30, no Ginásio Antônio Chorão.

A programação do evento – que é realizada pela Secretaria Municipal de Educação - integra, nesta edição, as secretarias de Saúde e a Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL). A primeira vai levar ao evento atividades de conscientização e prevenção, como aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), durante as atividades nas escolas nos dias 18, 19 e 20. Já a FUNCEL vai oferecer atividades recreativas ao público, no dia 19, durante as atividades na Escola Francisca Romana.