Plano Plurianual é discutido durante audiência pública na Câmara Municipal
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 25/10/2017
A população de Canaã dos Carajás pôde participar, nesta terça-feira (24), de mais uma discussão sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA), documento que vai nortear os investimentos e ações do município nos próximos quatro anos. Dessa vez, discussão foi realizada no auditório da Câmara Municipal – convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa - e teve grande presença de líderes e representantes da comunidade.

Desde o início do ano, a prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, já vinha realizando consultas públicas nos bairros do município, e também na zona rural, para colher sugestões que colaborassem com a construção do PPA, como destacou a secretária de Planejamento, Arleides Martins de Paula. “Esse documento é a proposta em evidência de tudo o que foi colhido. É desses encontros que nós fomos norteados para fazer o PPA”, disse.

A preocupação em ouvir a comunidade foi reforçada pelo prefeito em exercício Alexandre Pereira, que também participou da audiência. “É justamente ali, nessas consultas que foram feitas, que a comunidade levanta os pontos e suas necessidades e é dito para a sociedade que vai ser feito o documento a partir dessa discussão. Isso é a democratização do nosso orçamento”, disse.

Sobre o PPA

O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988. Trata-se de um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação e que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.