Prefeito de Canaã participa de audiência pública sobre mineração no Estado
Fonte: Texto: Wellington Borges - Ascom PMCC/ Fotos: Anderson Costa
Postada em: 26/10/2017
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, participa nesta quinta-feira (25), no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, da audiência pública “A mineração no Estado do Pará”. Jeová estava acompanhado do presidente da Câmara do Município, Júnior Garra. Também participam do debate, promovido pela Comissão de Assuntos Minerários da OAB Pará, o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no Pará, Carlos Botelho, o presidente da subseção de Parauapebas da OAB, Deivid Benasor da Silva Barbosa, além do prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, e do secretário municipal de Mineração de Parauapebas, Flávio Veras, que representou o prefeito do município, Darci Lermen.

O evento que segue na tarde desta quinta-feira, tem o objetivo de discutir os impactos sociais, econômicos e ambientais nos municípios da região sul e sudeste do Pará e terá como resultado a criação de um grupo de trabalho, com representantes do executivo e do legislativo de Parauapebas, Canaã e Curionópolis e com 10 pessoas indicadas pela população para debate permanente sobre o tema.

Em discurso, o prefeito Jeová Andrade reforçou a “grande importância econômica da mineração pro Brasil” e elogiou a iniciativa da OAB de trazer para a discussão “o formato da mineraço que queremos”. "É importante que todos nós abracemos a causa de que os recursos que a mineração traz devem ser aplicados em projetos de sustentabilidade que gerem desenvolvimento para o pós mineração”, defendeu.

Jeová relatou aos presentes a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canaã, para onde são destinados 5% dos royalties da mineração, com o objetivo de investir e financiar o empreendedorismo e a geração do emprego e renda. “Eu aconselho a todos os gestores a também seguirem esse caminho para que tenhamos desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu.