Programa visa prevenir gravidez na adolescência e conscientizar sobre DSTs
Fonte: Beatriz Fernandes
Postada em: 01/11/2017
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes sediou entre os dias 24 e 27 de outubro, o Projeto de Educação Sexual e Promoção de Saúde (PESS), que é parte integrante do Programa de Saúde e Segurança do Complexo S11D Eliezer Batista.

O PESS tem como principal objetivo trabalhar de forma integrada com as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) do município de Canaã dos Carajás, de forma a sensibilizar os atores sociais estratégicos e prevenir o aumento da suscetibilidade à gravidez na adolescência, bem como o aumento do abuso e da exploração sexual de jovens e adolescentes e a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis no município, evitando assim, que esses jovens entrem em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O projeto piloto está sendo realizado na EMEF Maria de Lourdes, com o intuito de agir e refletir diretamente sobre os índices de gravidez na adolescência nas escolas. O projeto contempla a realização de oficinas voltadas para a inclusão do público juvenil e de incentivo ao protagonismo dos mesmos no que se refere às questões tema deste programa.

As atividades com o público infanto-juvenil buscam fortalecer e ampliar o debate sobre os direitos das crianças e adolescentes por meio de ações educativas que promovam o protagonismo infanto-juvenil, a prevenção, enfrentamento à violência sexual e, sobretudo, a reflexão sobre a redução dos índices de gravidez na adolescência.

As oficinas produzirão materiais audiovisuais e impressos que serão utilizados em palestras, seminários, eventos em escolas e nas demais atividades do PESS, confirmando a ideia de que “os jovens podem atuar como produtores e difusores de informações sobre a promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente realizando campanhas educativas e intervenções”.

Além das oficinas com o público infanto-juvenil, os professores, coordenadores, supervisores e profissionais que estejam ligados diretamente ao trato com os/as adolescentes da Escola do II segmento da EMEF Maria de Lourdes receberão capacitações com o tema Gravidez na Adolescência e Promoção de Saúde.