Democratização de oportunidades é discutida durante abertura de Seminário sobre Consciência Negra
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 20/11/2017
A necessidade de se combater o racismo e democratizar as oportunidades de acesso a todos os espaços foram alguns dos temas discutidos na manhã desta segunda-feira (20), durante a abertura do 1º Seminário Municipal de História e Cultura Afro-brasileira.

Em discurso, o secretário municipal de Educação, André Wilson Teles, destacou a própria história de vida, lembrando que conseguiu mudar sua história de vida por meio da educação. “Foi o estudo e a oportunidade que me colocaram aqui e são os diferenciais na vida do cidadão”, disse.

Ele também parabenizou a equipe pelo evento e afirmou que as ações em Canaã tem sido referência para a região. “A educação de Canaã nos últimos anos tem sido elogiada inclusive fora do município”, disse.

Já o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, parabenizou a organização do evento e destacou a importância da discussão sobre a consciência negra no país, sobretudo nos espaços de educação. “É um tema importante e que tem ganhado muita força, felizmente, nos últimos anos”.

Seminário

O evento – que é parte das celebrações do Dia da Consciência Negra – visa criar um espaço para discussões das questões sociais, culturais, políticas e educacionais que envolvem a população afro-brasileira, além de incentivar que os professores tragam as discussões e reflexões para o processo de ensino-aprendizagem, na sala de aula.

A programação também contou com apresentações culturais e com uma palestra ministrada pelo professor Marlon Guimarães Amorim.