Projeto de regularização fundiária “Canaã, meu lugar” é lançado oficialmente
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 24/11/2017
O ginásio de esportes Antônio Chorão ficou lotado na noite desta quinta-feira (23) para o lançamento oficial do programa “Canaã, meu lugar”, que visa a regularização fundiária no município e será iniciado pelo bairro Paraíso das Águas.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb) de Canaã dos Carajás, Alisson Milhomen, agradeceu o empenho da equipe para o desenvolvimento do projeto e destacou que ele será expandido. “É um dia muito importante para Canaã dos Carajás. Começamos a plantar uma semente e em breve queremos colher os frutos desse trabalho”, disse.

O vereador Wilson Reis também parabenizou os servidores do Idurb e desejou que em breve a ação comece a se estender pelos demais bairros. “Muita gente em nosso município está desejando essa regularização”, disse.

Já o vereador Dionízio Coutinho lembrou que o Estado do Pará e a maior parte das cidades da região tem dificuldade em relação à regularização fundiária e comemorou o fato de que “Canaã está se fortalecendo nesse sentido”.

Estruturação

O prefeito Jeová Andrade, em discurso, reforçou que o bairro Paraíso das àguas recebeu muitas melhorias nos últimos anos. “É uma alegria muito grande dar mais esse passo em favor da população. Era um bairro muito ausente do mínimo de estrutura do serviço público, tinham ruas em época de chuvas em que não passava uma bicicleta e não tinha sequer um poste de iluminação pública”, relatou.

Ainda de acordo com o prefeito, a ação é o início de um grande projeto, não só para o Paraíso das Águas, mas que será estendida aos demais bairros da cidade. Ele pontuou que o ano de 2017 foi difícil para Canaã, assim como para todo o Brasil, mas assegurou que a administração continuará com o objetivo de avançar na infraestrutura. “Nós temos um grande compromisso com a sociedade de melhorar essa cidade, terminar de asfaltar toda a cidade e as vilas”, completou.

Canaã, meu lugar

Com prioridade de atendimento em áreas de maior vulnerabilidade social, beneficiando famílias com moradia própria que vão receber a titulação definitiva de seus terrenos sem custos, o “Canaã, meu lugar” dará segurança jurídica às famílias, além de possibilitar acesso a serviços públicos e financiamentos habitacionais para melhorias nas moradias.

A equipe que está desenvolvendo o projeto e capacitando os servidores é a mesma que desenvolveu e implantou os “Projetos de Regularização Fundiária Fé em Deus” e o “Programa Municipal de Regularização Fundiária Chão Legal” - ambos no município de Belém. Os dois programas receberam o selo de mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), neste ano.