Famílias de Canaã serão beneficiadas com módulos sanitários
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 06/12/2017
Famílias dos bairros Vale da Benção e Santa Vitória, em Canaã dos Carajás, que não contam com banheiro em casa serão beneficiadas com módulos sanitários domiciliares, seguindo projeto da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O benefício será possível graças a uma emenda parlamentar destinada deputado federal José Geraldo – intermediada pelo vereador João Batista Gustavo – no valor de R$ 1,812 milhão, com contrapartida da prefeitura do município. Ao todo, serão instalados 149 módulos sanitários, que contemplam, além do banheiro, pia e tanque nas paredes externas. Os efluentes são destinados a um sistema individual de tratamento de esgoto.

Segundo a secretária municipal de Habitação, Érika Sobral, a escolha das regiões beneficiadas levou em conta os critérios da FUNASA, que disponibiliza esse tipo de módulo para locais que não contam com rede de esgoto. Coube à equipe da Secretaria a avaliação desses critérios, por meio de visitas feitas aos locais. A licitação também foi realizada pela prefeitura e as obras já começaram, com expectativa de que todos os módulos sanitários sejam instalados em cerca de um ano.

A secretária de Habitação destacou a “força de vontade política do prefeito Jeová Andrade” em dar andamento ao projeto e reforçou que os módulos sanitários são uma mudança simples, mas que transforma a vida das famílias.

“Para além da saúde, é importante destacar que traz dignidade ao cidadão. Um dos elementos essenciais de uma casa é o banheiro”, disse. “É um benefício coletivo, que vai ajudar não só os beneficiados, mas toda a comunidade, ao não contaminar o lençol freático, e não prejudicar o abastecimento de água e a saúde dos indivíduos da vizinhança”.