www.CANAADOSCARAJAS.pa.gov.br
NOTÍCIAS
SERVIÇOS ONLINE
 
 
Prefeitura
 
(94) 3358-1322
 
DMTC (viatura)
 
(94) 9104-0544
 
SINE
 
(94) 3358-1319
 
Conselho Tutelar
 
(94) 3358-1764 / 9150-4513
 
Hospital Municipal
 
(94) 3358-1671
 
Polícia Militar (viatura)
 
(94) 9154-6464

   
 
Saúde: Prefeitura apresenta projeto de reformulação da atenção básica
Fonte: Wellington Borges - Ascom PMCC
Postada em: 13/12/2017
A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira (12) uma proposta de readequação do atendimento da atenção básica no município a partir do ano que vem. Participaram da discussão representantes do Ministério Público, do Judiciário, da Câmara Municipal, da Fundação Vale, Conselho Municipal de Saúde e servidores que atuam na área.

O objetivo da reorganização, denominada “Protocolo de atendimento à demanda espontânea” segundo consta no projeto, é “ampliar o acesso à saúde no município e firmar a atenção básica como um local de portas abertas, e não apenas um local de passagem para outros serviços”. Com isso, também será possível desafogar a demanda de atendimentos no Hospital Municipal.

Uma das medidas que será tomada é a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que devem passar a atender os casos de menor complexidade sem a necessidade de agendamento. Assim, o usuário não vai precisar mais recorrer à prática de chegar de madrugada às unidades para garantir atendimento. A ideia da reforma em Canaã surgiu a partir do conhecimento da experiência aplicada no Rio de Janeiro desde 2009 que, por sua vez, se inspirou na Reforma dos Cuidados Primários de Portugal. A discussão das mudanças, em Canaã, conta com o apoio da Fundação Vale.

Para o secretário municipal de Saúde, Dinilson José dos Santos, o projeto “é algo desafiador e novo”. “Nós sabemos que não é fácil, mas é necessário”, disse. Já o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, lembrou que, nos últimos anos Canaã conseguiu avançar muito na saúde, mas, devido a grande queda de arrecadação, o município precisou se replanejar. Essa nova proposta é muito bem vinda e no atual momento a gente precisa disso”, completou.

A vereadora Maria Pereira, que foi uma das representantes do Legislativo presentes, elogiou a iniciativa e disse que a saúde do município “está precisando de uma remodelagem”. “Nossa expectativa é que em 2018 comecemos com o pé direito, na saúde e em todas as áreas do poder público”.

 
  Comentários
   
 
 
 
 
www.canaadoscarajas.pa.gov.br
Todos os direitos reservados 2013-2016. Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Pará, Brasil
Site desenvolvido pela ASCOM
Saúde: Prefeitura apresenta projeto de reformulação da atenção básica