Nota: Eutanásia de cães em Canaã dos Carajás
Fonte: Ascom PMCC
Postada em: 27/12/2017
A prefeitura de Canaã dos Carajás recebe com tristeza a informação de que acusações infundadas a respeito da eutanásia de animais estão sendo compartilhadas irresponsavelmente nas redes sociais, sem a devida checagem e sem sequer uma consulta sobre a veracidade delas às pessoas e órgãos citados.

Vamos aos fatos: Canaã dos Carajás, como muitos municípios do Pará, infelizmente tem sofrido com um surto de leishmaniose visceral, e uma das medidas de controle da doença, que não tem cura e pode ser transmitida a seres humanos, é justamente a eutanásia.

No entanto é preciso deixar bem claro que é seguido um protocolo nesses casos. A eutanásia não pode ser feita sem nenhuma autorização. Assim que a Secretaria de Saúde recebe uma denuncia de cães com sintomatologia semelhante ao calazar, a Vigilância Ambiental, setor ligado à Vigilância em Saúde da Secretaria, agenda uma visita à residência para avaliar o animal. Se necessário é realizado um teste rápido para triagem.

Caso o teste seja positivo, o indício é de que o animal possua o protozoário no organismo. No entanto é necessário realizar a contraprova. A secretaria orienta os donos dos animais a manterem o animal isolado até que seja realizada a contraprova, ou então assinar um termo de doação do animal para realização da eutanásia.

Quando animal é doado, a eutanásia é realizada por um médico veterinário e uma equipe leva os animais eutanasiados ao aterro sanitário. Os animais levados ao aterro são colocados em valas e enterrados, pois de acordo com manual de vigilância em saúde e manual de leishmaniose visceral, são considerados resíduos de saúde grupo D, e não há necessidade de incineração, pois não propiciarão efetiva contaminação do solo com o patógeno da leishmaniose visceral.

Esse, didaticamente, é o procedimento. A prefeitura não tem negado as informações que são solicitadas por quem quer que seja, e poderia ter esclarecido a situação – se tivesse sido solicitada – antes de haver uma divulgação irresponsável, que não esclarece a sociedade, constrange servidores públicos, denigre pessoas e órgãos não envolvidos e não contribui com a solução desse problema.

Por fim, a prefeitura de Canaã pede encarecidamente à população que evite se informar sobre questões tão importantes para a sociedade por meios não oficiais e sem credibilidade. Canaã dos Carajás conta, felizmente, com muitos veículos de comunicação que tem prestado um grande papel levando informação correta às pessoas. Os meios oficiais da prefeitura também estão à disposição para esses esclarecimentos. É dever de cada um de nós zelar pela informação confiável e responsável, sobretudo nos dias atuais.