Dois dos quatro projetos selecionados pelo “Carta Aberta” recebem apoio técnico da prefeitura de Canaã
Fonte: Ascom, com informações da Semdec
Postada em: 10/01/2018
A Fundação Vale divulgou nesta segunda-feira (8) os projetos que receberão apoio financeiro do Programa Carta Aberta em 2018. Dos quatro projetos selecionados, dois recebem apoio técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) por meio da Sala do Empreendedor. O primeiro é da Associação de Apicultores de Canaã dos Carajás, que apresentou um projeto visando a aquisição de equipamentos e móveis essenciais para operação da agroindústria do mel, acelerando sua evolução produtiva, aumentando a capacidade de beneficiamento do mel e a certificação estadual dos produtos.

O outro projeto que recebe apoio técnico da Semdec é da Associação dos Produtores de Hortaliças e Derivados, Frangos e Pescados de Canaã dos Carajás. O projeto envolve a estruturação de seis estufas para cultivos de hortaliças no sistema hidropônico, ou seja, o cultivo em uma solução aquosa que contenha todos os nutrientes de que as hortaliças necessitam. Através deste método de cultivo, os produtores poderão aumentar a produtividade e qualidade das hortaliças, reduzir o impacto ambiental e o uso de agrotóxicos, além de fornecer um produto diferenciado ao consumidor.

A Sala do Empreendedor está em funcionamento desde 2014 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ela é orientada pela Lei Geral da Pequena Empresa votada e aprovada no município em 2013. Além apoio técnico a associações, cooperativas, sindicatos e outras entidades sem fins lucrativos, a sala também atende os microempreendedores individuais (MEI), as micro empresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, “os trabalhos realizados na Sala do Empreendedor vem de encontro com um dos principais eixos de governo, que é a geração de emprego e renda.”

Outros dois projetos foram selecionados pelo Carta Aberta. Um deles é o projeto da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Descartados, Recicláveis do Município de Canaã dos Carajás (Coolettar), que prevê a aquisição de um veículo urbano de carga de pequeno porte para ampliação da área de coleta de materiais descartados, da quantidade e da variedade desses materiais, de forma a reforçar a coleta seletiva no município e contribuir para o meio ambiente. Já o outro projeto é da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fecap)

O projeto apresentado pela Fecap visa a aquisição de um veículo urbano de carga para estruturar o transporte e ampliar comercialização da produção da Cooperativa de Produtores Familiares de Canãa dos Carajás, que atualmente fornece para escolas do município e feiras regionais. A apresentação dos projetos ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro.